09/02/2011

Rotina


Rotina é uma coisa maravilhosa. Toda crianca precisa de rotina... e toda mãe também. A gente tinha uma rotima maravilhosa aqui em casa. TINHA. Ai as meninas nasceram e a rotina foi pro beleléu.

E sabe o que? Até umas três semanas atrás a coisa ainda tava baguncada. Todo mundo tava alimentado vestido e feliz, mas rotina e estrutura que era bom - nada.
Mas ai eu cansei. Já estava sentindo falta da rotina a muito tempo, mas tinha medo/preguica/ e sei la mais o que de colocar as coisas em ordem.



Mas tinha que ser feito. Entao uma bela tarde, enquanto o Thomas tirava todos os brinquedos do baú e as meninas rolavam pelo quarto, eu sentei e comecei a anotar. Fiz um calendario da semana, coloquei horarios em cada dia e comecei a planejar um dia de cada vez. Meio extremo mas tinha que comecar assim. Planejei minha semana, de Domingo a Sábado, hora por hora.


9:30 trocar fraldas/pjs
10hrs café da manhã
11hrs brincar
12hrs preparar almoco
13hrs almoco / papinha das meninas
14hrs soneca
15 hrs
16hrs snack
e por ai vai. Dividi os afazeres de casa para os dias da semana. Quarta é dia de lavar roupa. Terca, de lavar os banheiros.
Todos os dias, depois da soneca do Thomas, planejei uma atividade diferente. Segunda é crafts. Terca é um dia livre. Quarta a gente sai. Quinta é livre também e Sexta a gente cozinha algo para o fim de semana.


O dia seguinte foi Show Time. Pendurei meu horario na cozinha e segui o bichinho á risca! Foi cansativo, e até estressante porque passei o dia todo olhando no relógio. Mas depois de uns dias, virou rotina.
ROTINA! uhuulll!!! Era natural, não só para mim, mas para as criancas também.
E agora os dias correm bem mais "smooth". Sem piripaques ou explosões. Sem pitis nem castigos a cada 5 minutos. O Thomas tá bem mais calmo, incrivel como uma coisa tão simples faz tanta diferenca no bem estar de uma pessoinha. As meninas estão dormindo bem. Ontem elas dormira das 11:30pm as 9:45am. Dá pra acreditar?!?!?!
E eu tenho dormido melhor, tenho almocado antes das 4pm e tenho tido tempo pra descancar enquanto as criancas dormem a tarde. :o)


E viva as rotinas! 


7 comentários:

Jenny disse...

when are we going to include zumba in this routine?

Nancy disse...

as rotinas salvam nossa vida...hehe

Rebeca Price disse...

cooooommm certeza rotina eh otimo. Embora eu achoq tudo bem sair da rotina de vez enquando, por exemplo, um dia a rahcel pode ficar sem nap se a gente tiver q passar a tarde na casa de alguem brincando, ou se eu preciso fazer algo inesperado e vamos passar a tarde fora, mas rotina eh super preciso!!!!
E o melhor de tudo, eh pra gente mesmo, mamaes, porque a gente sabe qual vai ser aquela hora q dah pra encaixar uma soneca nossa tambem, ou dar uma olhada na internet, ou cozinhar algo diferente q ta esperando um tempinho, ou sei lah, tanta coisa neh?
eu amo rotina, tanto de dormir na hora certa, quanto de ter o dia planejado. assim vc sabe o quanto q vc ta aproveitando, ou procrastinando o seu dia :)

beijao

Pri Rebicki Prestes disse...

great post...thanks...
sempre aprendo algo por aqui...adoooro...tbem tenho rotininha com o Eric

Mila Amorim disse...

Rotina!! Eu também, fiquei sem rotina esse tempo todo, desde que a Alice nasceu... e essa semana to seguindo a risca e tem sido MUITO bom, nao só para mim, mas para a Alice também que tem dormido mais... e aproveitado mais o tempo acordada (sem ficar choramingando, cansada...)... Adoro teu blog e tuas idéias! Obrigada por compartilhá-las!!!!

Priscila ° disse...

Que linda sua família, Ana! Adoro ler as novidades.

Cacah disse...

Sei q nao me conhece mas leio seu blog as vezes atraves do da Aline... Sempre segui uma rotina com a minha mais velha (18 meses) e agora com a mais nova em casa (3 meses) ando meio perdida.... Faz dias q imagino na cabeca uma rotina beeem assim, como vc descreveu, hora por hora, dia por dia mas ainda nao pus no papel, entao nada concreto.... Sera q vc poderia postar sua rotina pra nos??? Ou me enviar, pq, copiar algo q tah funcionando pra alguem eh taaao mais facil q fazer sozinha :o) e aos poucos vou adaptando... Muuuuuuito obrigada... Meu email camilacanavieira@yahoo.com.br