20/02/2011

Bye Bye Soneca


De uns tempos pra cá tem sido difícil fazer o Thomas tirar a soneca dele. Tem dias que ele até dorme, mas se ele dorme, ele acaba não querendo até tarde. Mas geralmente, quando eu o coloco para dormir, ele fica levantando e querendo brincar. 

Foi difícil fazer essa decisão. Parte de mim não queria deixar de ter aquelas duas horinhas de paz e silêncio. Mas ao mesmo tempo, eu também não queria que o Thomas fosse dormir 10, ou as vezes até 11 horas da noite. E eu sabia que quando ele ia dormir tarde assim, era porque ele tinha dormido de tarde. Mas o Johan me convenceu de só experimentar por uma semana... e até que eu gostei. 

O que me ajudou na decisão foi ter feito uma pesquisa e falado com o médico. Eu achava que crianca na idade do Thomas ainda precisava de uma soneca durante o dia. Mas pelo que o médico me explicou que na idade do Thomas a crianca (entre sonecas e durante a noite), precisa de em médias 12 horas de sono em um período de 24 horas. Ou seja, se seu filho dorme tudo isso durante a noite, eu precisa de uma soneca durante o dia. Claro que também varia de crianca para crianca, uns aguentam e não precisam da soneca, outros provavelmente vão ter um break down se não dormirem. 

De qualquer forma, eu acho importante tem um horinha mais calma no dia. Tanto para ele, quanto para mim. Então o que tenho feito é, na hora em que ele tirava a soneca, ele tem "quiet time", um tempinho para ficar quietinho. Ele vai para o quarto, eu coloco uma gradesinha na porta (assim ele não sai caso eu esteja tomando banho ou dando uma descancada), apago a luz do quarto, fecho a cortina para ficar escurinho, e ele fica brincando quietinho, lendo livros ou assistindo um filminho deitado.

Enfim... ainda estamos nos adaptando. O bom, é que apesar dele estar dormindo mais cedo, ele continua acordando no mesmo horario (lá pelas 9am). Como é o soninho dos seus pequenos?!


3 comentários:

Kell e Well disse...

O Henrique sempre dormia logo depois do almoço por uma hora mais ou menos, mas depois que voltou para escolinha ele tem dormido cerca de 30 min das 15:30 até as 16:00 e sempre chega podre em casa, louco para tirar uma soneca, mas eu enrolo o meu pequeno até as 21h, quando dou banho e o coloco na cama. Geralmente ele só acorda no dia seguinte, lá pelas 8:30, 9h, quando ouve o pai sair de casa. Como ele tem muitas atividades no periodo da tarde eu acabo o colocando para ver um filminho de manhã, e brincamos juntos de coisas mais leves, assim ele não fica tão agitado e come muito melhor! De noite vou diminuindo o ritmo aos poucos, até ele ficar no pé da escada como quem diz: "Pra mim já deu por hoje... por favor me coloca para dormir????"

Kell e Well disse...

Acabei de perceber que ele dorme em média as 12h que o seu médico mencionou!! hehehe.

Rebeca Price disse...

perfeito Anna!!!
eu sou totalmente a favor de um "quiet time", mesmo q isso nao seja necessariamente nap. Eu sinto as vezes q rachel nao precisa masi de nap q ela nao tem break down se ela nao dorme, mas eu amo o tempinho de eu nap tambem e ela nao eh muito do tipo q soh vai ficar quietinha..hahhaha.
Mesmo assim, quando a gente ta soh descansando na sala (as vezes eu deixo ela brincando e eu deito no sofa) dai ela sabe q eh um quiet time. Tambem, ela aprendeu muito isso com todos esses enjoos q eu tive, e ela nem mexe em mim..me deixa quietinha enquanto ela brinca com os livros dela ou fica colorindo.
Eh isso ai. Gostei! eu acredito q todo mundo precisa ter uma hora no dia q eh mais quietinho, ate memso pra recobrar as energias pra continuar a bagunca neh? principalmente os pequeninos.