20/12/2011

Calendário do Advento


Hoje eu tenho uma surpresa para vocês. Minha Cunhada super talentosa está no visitando (virtualmente) aqui no blog com um projeto super legal. Tudo bem que está super em cima da hora para o natal (ou não?!) mas tem sempre o ano que vem né?

Antes de tudo, pra quem não sabe o que é um Calendário do Adventos, é na verdade uma tradição antiquissima (tipo, desde o início do século XIX). Encurtando a história, porque quem quiser saber ela toda pode perguntar para o bom e velho amigo Google, essa é uma maneira de fazer a contagem e preparação para o dia de Natal. Ou seja, 24 janelinhas (ou algo do tipo), cada uma com uma mensagem ou qualquer outra coisa.

Enfim... a Audrey fez esse que ficou simplesmente lindo!

...................................................................................................

Minha familia sempre foi CHEIA de tradicoes de natal, mas como nao consigo ir assistir a apresentacao de natal do HSBC na Rua XV (pra quem nao sabe eu sou Curitibana), ou comer as bolachinhas de natal da minha mae, estou me adaptando a algumas tradicoes americanas. Eu ainda faco nossa ceia de natal do dia 24, ainda lemos a historia do nascimento de Cristo depois da ceia, mas soh abrimos os presentes de Natal no dia 25 de manha (a nao ser pelo pijama que ganhamos pra usar naquela noite), fazemos bolachinhas pro Papai Noel com um copo de leite, e esse ano eu resolvi fazer Calendário do Advento, como uma maneira de involver mais minha filha de 3 anos que esta comecando a entender mais sobre o natal.

Existem MILHARES de ideias para fazer essa contagem regressiva ateh o dia 25, mas quando eu vi esse modelo na loja eu me apaixonei!





Minha filha ADORA ajudar (como toda crianca pequena), entao procurei maneiras dela me ajudar com esse projeto. Primeiro pegamos cada uma um pincel e pintamos toda a madeira de vermelho. Depois eu peguei um kit de Advent Calendar de scrapbook e adaptei pra usar nas caixinhas. Eu levei um tempao coordenando cada caixinha, mas no final eu AMEI o resultado! Ficou exatamente o que eu tinha em mente.
 



Depois que as caixinhas ficaram prontas eu pedi pra Tiffany me ajudar mais uma vez. Colocamos um mini enfeite em cada caixinha que depois ela iria pendurar no seu pinheirinho que comprei proprio pra essa atividade.


 Para mim o proposito desse calendario nao era somente contar ate o dia do natal, mas sim de ter uma atividade diaria que a Tiffany pode fazer para ir aprendendo sobre o natal e seu verdadeiro significado. A principio eu queria ter posto um papel junto com cada enfeite com um escritura relacionada com o natal, MAS por varios motivos nao consegui fazer isso a tempo entao estou adaptando. Cada dia quando a Tiffany abre uma caixinha, eu simplesmente pego as escrituras e abro em Lucas 2 e lemos um versiculo. Depois eu simplifico e explico pra ela de uma maneira que ela entenda. Se a passagem tem algo a ver com o nosso presepio, nos o usamos para demonstrar o que foi dito. Como por exemplo quando o papai e a mamae de Jesus viajaram para Belem de burro, nos pegamos os personagens e mostramos pra ela. Dessa maneira ela esta aprendendo com mais enfase que o natal nao eh soh esperar o Papai Noel trazer presentes.



Um comentário:

Cami Goedert disse...

Maravilhoso! Eu tneho um calendario do avento mais simples, de paninho! Mas eu amo, ainda mais por ser uma tradicao alema!! =)

beijinho!